Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Qualidade de vida na terceira idade

Postado em 28/05/2019




O conceito de qualidade de vida pode ser muito diferente de pessoa para pessoa. Entretanto, uma boa saúde física, mental e emocional deve ser sempre incentivada, pois com o avançar da idade, os problemas de saúde em geral tendem a aumentar e a diminuição do envolvimento com atividades físicas ao longo dos anos contribuem para isso. A consequência? Aumentam as chances de se desenvolver doenças crônicas não-transmissíveis, como:  hipertensão, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, osteoartrite, problemas respiratórios e desvios posturais.

 

Por isso, a importância de adotar algumas medidas preventivas para alcançar um envelhecimento ativo e saudável. Atualmente, é mais comum a procura por serviços de saúde especializados só depois que a doença aparece, o que chamamos de prevenção secundária. Para alcançar uma boa qualidade de vida é essencial possuir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

 

Segundo os especialistas, uma dieta equilibrada consiste em comer porções pequenas em um espaço curto de tempo (Ex.: de três em três horas). Quanto mais cores diferentes, mais nutritiva será a sua refeição, então, busque folhas verdes escuras, legumes de todas as cores, carnes magras como patinho ou filé de frango. Coma duas frutas por dia e beba dois litros de água a cada 24 horas. Acabe com velhos hábitos como o cigarro e a bebida alcoólica. Dê ao menos uma caminhada diária e busque sempre pegar meia hora do Sol da manhã ou do final de tarde. Essas pequenas mudanças na rotina diária já servem para diminuir os riscos de doenças crônica.

 

No processo de envelhecimento, devemos sempre nos perguntar que velhice eu quero para mim? Uma velhice mais saudável ou doente? Escolha a saúde sempre!